BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que realmente tem valor.


Acabei de sair do meu trabalho, e presenciei uma cena fatídica.
Um ajuntamento de pessoas ao redor de um ônibus parado. Junto ao ônibus havia Carro de Bombeiros, salvamento, policiais, peritos... Acreditei ser somente uma batida de carro convencional, mas ao me aproximar, não acreditei no que eu via: Embaixo do ônibus havia uma moto totalmente destroçada. Quando olhei para o asfalto, um grande rastro de sangue. Alguém tentou amenizar aquele sangue colocando terra em todo o rastro, mas não adiantou. Não sei o que aconteceu com a pessoa que estava na moto. 
Ontem eu estava na coordenação corrigindo algumas provas, até que em minhas mãos vieram parar 2 certidões de óbito. " -  Você dá aula para o segundo ano né, Jú? São as certidões de óbito dos pais de um aluno. Eles morreram no feriado de páscoa na ida para Braslândia. Passou na TV e tudo. Você viu um menino desesperado na pista? Era o nosso aluno."
Ontem no almoço eu comentava com minha mãe que a alguns dias eu estava assistindo ao Jornal, e vi o relato de duas mortes: mãe e filha morreram na estrada, em função de um motorista alcoolizado. Este episódio me deixou profundamente triste, pois a mãe e a filha tinham praticamente a minha idade e a idade da minha mãe.
Acabei de saber que a mãe de uma amiga querida morreu a pouco tempo, sem motivos aparentes. Ah, como eu gostava dela! Jamais poderia imaginar que algo assim pudesse acontecer. Não comigo. Não com as pessoas ao meu redor, e as pessoas que eu amo.

Todos esses relatos provocaram algo em meu coração. Um aperto. Um de meus alunos, dentre centenas que tenho, acabou de perder os pais. Aquele sangue hoje pela manhã, ali, no chão, gritou para mim: ''A vida é passageira. Esse sangue aqui poderia ser o seu''. 

Ainda que não pensemos sobre isso, o encontro com a morte algum dia acontecerá a todos nós. O salmista acertou em cheio na frase: "Que é o homem para que dele te lembres?''. O homem acredita ter conquistado o mundo. Apóia-se na própria inteligência. Em seus bens. Em seu emprego estável. Muitas vezes, agimos como o Homem rico da parábola relatada no livro de Lucas, no capítulo 12:

'... E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?...'

Muitas vezes, esquecemos que nossa vida nesta terra é passageira. Vivemos um dia após o outro, estudamos, trabalhamos, alcançamos vitórias, e tudo isso é maravilhoso. (: 
Porém, não podemos esquecer do principal: Nossa vida aqui é muito curta, e em breve passará. Sobre isso, quatro pontos me levam à reflexão no dia de hoje: 

1) Você está preparado para encontrar-se com o seu destino final? Se você morresse hoje, o que aconteceria com a sua alma?  De nada adiantará o que você tenha feito aqui, se o principal você não tiver: Jesus Cristo como o Senhor da sua vida. 
2) Como você tem tratado as pessoas ao seu redor, e as pessoas que você ama? Shakespeare sabiamente discorreu sobre isso: '... Um dia descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, sempre  devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos ...'
3) Agradeça a Deus pela sua vida a cada novo amanhecer. Muitas pessoas não irão acordar no dia de hoje, mas você, sim. Cada dia é uma nova oportunidade, um presente, uma dádiva que o Senhor te dá, para que você o faça diferente! Tenho aprendido que é  muito melhor e mais saudável encarar a vida com um coração grato, deixando as bagagens desnecessários ao longo do caminho. Um sorriso ainda que tudo esteja ruim, é muito melhor que uma carranca. O coração alegre aformoseia o rosto, disse o salmista. (:
4) Invista em coisas que realmente têm valor. No que você tem investido TUDO de você? Talvez em seus bens, ou em esforços para passar em um concurso ou ser aprovado no vestibular. Tudo isso são coisas boas, mas não são as principais. Lembre-se: Coisas nunca, NUNCA serão mais importante que pessoas. As coisas você se livra e joga fora. As pessoas você ama. 

Reflita sobre isso. ;) Que possamos valorizar aquilo que é eterno, e jamais acabará. (:

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? - Mt 16.26