BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 25 de março de 2010

Por que a Julyana fala tanto em Missões?

CAL contendo o plano de Salvação. (Taguatinga – DF, Praça do Relógio).

Essa pergunta é algo.
Sei que muitas pessoas olham para mim e dentro de si perguntam-se questionadoras: Por que, afinal, essa menina fala tanto em Missões?
Estava dando uma olhada em minhas postagens, e percebi que esse tem sido o tema constante de minhas reflexões neste blog. Na verdade, quase todas elas têm um fundo missionário ou de uma forma ou de outra, fazem alguma alusão a isso.

Numa rodinha de amigos sempre acabo chegando a esse ponto. Planos para o futuro estão entrelaçados à incerteza de uma provável chamada missionária – muito provavelmente, quando eu menos esperar. Situações cotidianas. Pessoas passando na rua. Fotos. Vídeos. Famílias. Conversas. Palavras. Notícias. Desastres naturais. Livros. Músicas. Filmes. Lugares. Casas. Realidades. Missões está simplesmente em tudo o que vejo e faço.

Alguns não entendem. Muitos acham loucura ou perda de tempo. Outros acham muito bonito. Alguns amigos me cumprimentam dizendo: “Missões!” – como uma alegre saudação divertida. Alguns perguntam se talvez um dia eu não deixe isso de lado. Outros me acham um exemplo – quando na verdade, só eu e Deus sabemos quem eu realmente sou. Eu mesma me pergunto o que esse interesse significará em minha vida. Pergunto-me como alguém como eu, tão cheia de limitações, defeitos e podridões pode ter afinal, tanto interesse na vida de outras pessoas e seus destinos finais.

Por que afinal, falo tanto em Missões? O que isso provoca em mim? Como lido com meu chamado?
A verdade é que ainda estou tentando entender a resposta para essas perguntas, principalmente para a primeira. Essa é “A” questão que mais gera grande ansiedade dentro de mim, dia após dia.

Posso encontrar diversas respostas para essas perguntas, mas no fundo, todas elas sempre me parecem incompletas e vagas. É como se faltasse a razão principal, algo que ainda não sei. Talvez eu realmente ainda não saiba a resposta dessa pergunta em sua completude, mas posso comentar o que Missões representa para mim hoje.
[ Como meu coração fica alegre cada vez que falo disso. :) ]

Missões foi meu abrir de olhos para uma experiência mais profunda com o Senhor, a forma mais clara pela qual percebi o que realmente significou a morte de Jesus.
Passei a amar Missões quando entendi que essa é a maior tarefa da Igreja, e que nós, salvos por Cristo, somos embaixadores dEle nesta Terra. A igreja que deixa de fazer Missões deixa de ser igreja. Amei Missões quando percebi que devo fazer Jesus conhecido e que Deus pode usar a minha vida, mesmo eu tendo tantas limitações. Isso é tremendo!

Amo, defendo e faço Missões por crer que o sacrifício de Jesus não foi em vão, e que as coisas nem sempre precisam ser como são e que as pessoas não precisam viver como vivem.

Culto ao ar livre em Comunidade Cigana. (Boa Vista do Tupim, BA)

Amo Missões porque tenho esperança e convicção de que Jesus liberta, aceita, perdoa, restaura, cura, transforma, revive, dá vida nova, lança pecados no mar do esquecimento, opera milagres. Ao perceber que posso ser participante disso, não consigo ficar alheia! Deus operou um milagre tão grande em minha vida, em minha família, em meu ser. Amo missões porque quero que todos aqueles que são escravos de algo tenham o que eu tenho e sintam o que sinto, mas principalmente: encontrem a verdadeira liberdade (João 8.32).

Amo Missões porque acredito no amor de homens bons que sacrificam suas vidas por amor a Cristo. Amo Missões porque me importo com eles, pois eles fazem o que não faço e vão aonde não vou – e entendo sim, que o trabalho que eles realizam é RESPONSABILIDADE minha também. Amo Missões porque Missões levanta heróis chamados missionários. Através do trabalho desses guerreiros da fé vidas são transformadas, povos são inundados com a verdade de Jesus, cadeias são quebradas, histórias de vida são reescritas provando que o passado não é nada, e pouco a pouco, o mundo vê a glória de Deus.

Amo Missões porque sei que ao olhar para uma pessoa, o Senhor me aconselha a buscar suas fragilidades espirituais; seja quem for, faça o que faça. Amo missões porque entendo o quão sério é uma vida ir para o inferno – ainda que a posição de muitos cristãos quanto a isso seja a de que “inferno é algo muito longe para se pensar” – às vezes parece até de mentirinha. Amo Missões porque sei que a existência de Deus e seu amor por mim NÃO é mentira. Amo missões porque com o que Deus quiser e desejar fazer através de mim, a eternidade de bens preciosos pode estar em jogo – apenas se eu me importar.

Amo Missões e não me omito, pois sei que os trabalhadores já são poucos, e por mais que Missões seja o meu respirar, o palpitar do meu coração e o brilho dos meus olhos, entendo que nem todos sentem o mesmo. Dessa forma, compreendo que não preciso ser mais uma – dos poucos chamados – a enterrar o que Deus tem colocado em meu coração.

Meu amado, eu amo Missões, mas não consigo explicar o porquê. O que falei acima são algumas das muitas motivações que me levam a amar Missões, mas dentro de mim sinto que não é só isso. Talvez eu nunca saiba nessa vida, mas posso afirmar que creio absolutamente que a soberania e vontade de Deus têm participação nisso – e isso alegra meu coração.

Evangelismo de Rua na favela do Aricanduva. (Jardim Santo Eduardo – SP)

Quando penso no futuro não consigo ter muita clareza. Não sei se serei uma missionária. Uma esposa de Pastor. Uma teóloga. Uma lingüista. Uma tradutora das escrituras. Uma professora. Uma pesquisadora. Uma educadora cristã. Uma promotora de missões. Uma voluntária em projetos especiais. Talvez, uma cristã com uma família, um emprego público, uma igreja fixa e ministérios em uma Igreja local.

Eu sinceramente não sei, estou à espera de direcionamentos claros do Senhor.
Como esse momento é difícil. Mas uma coisa eu sei: Deus tem me chamado para envolver-me em Missões e o tenho feito da maneira que posso, e independente do que pensem, não me excluo, não me envergonho e não fujo disso.

A sensação de incerteza quanto ao futuro é desagradável para qualquer um. O medo, a aflição e o fato de não sabermos como as coisas serão muitas vezes tomam conta de mim. Viver à espera de algo que está por vir e ter dificuldades de viver o presente é fatigante. A idéia de viver uma vida normal onde se possa ter uma estabilidade, bom emprego e renomados títulos é muito atrativa.

Porém eu amo Missões, e sei que posso viver uma vida atípica por isso. Não tenho medo para onde isso possa me levar, pois entendo que minha vida aqui é passageira e que eu quero MARCAR aqui na Terra. Quero fazer diferença, não quero passar em branco.

Mais uma vez digo: Não sei qual será o meu futuro. Assim como
diz a Palavra, “o homem faz seus planos, mas quem conduz os passos e dá a palavra final é o Senhor”.

Kids Games, evangelismo e ação social. (Buritis de Minas – MG)

Minha felicidade quanto ao futuro, independente de como seja minha vida, está pautada em somente uma coisa, meu maior desejo; Ele sabe que é meu maior anseio: Fazer a vontade dEle.
Não é fácil, oh Deus, como é difícil! Mas Tu sabes Senhor, que te servir por toda a minha vida, e fazer a Tua vontade em mim são os meus maiores desejos.

----

“Fazer Tua vontade, cumprir os Teus planos, Senhor
Gerar um sorriso nos Teus lábios é o meu desejo
Morrer para mim mesmo
Trazer as nações ao Teu altar
Oh Pai, eu quero te agradar...”
- Fazer Tua vontade – Atraídos por Ti