BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Férias diferentes, feitos eternos II – Afinal, por que eu iria?



A imagem acima é muito interessante. Uma pessoa. Uma dúvida. Uma escolha. Dois solos - completamente diferentes.
A diferença básica entre os dois solos é a forma como eles foram utilizados. O primeiro esbanja a vida que de suas raizes originou-se, é vivo, frutífero! Entretanto, o segundo está diferente. Não, ele não está morto. Somente foi mal utilizado.
Você pode estar se perguntando: "Que imagem é essa?". Bem, no decorrer no texto veremos que essa imagem assemelha-se muito à vida daqueles que um dia, escolheram seguir a Cristo. Amado, se você se enquadra nesse grupo, tenha certeza de que essa mensagem também é para você. (:

Na última postagem fiz um convite ousado: Trocar suas férias habituais por feitos eternos. Hoje darei algumas razões que poderão encorajá-lo a fazer essa troca.
Saiba que essa troca pode mudar a sua vida.
Pode influenciar sua forma de pensar, transformar o que você considera importante, e até mesmo modificar o seu futuro. Está preparado?
Eis então, razões e motivações que têm como objetivo desmistificar idéias pré-concebidas a respeito de Missões, e responder a perguntas como: “Por que participar de um projeto missionário?”, ou talvez: “Que vantagens eu poderia ter ao participar de um Projeto Missionário?”.
Que Deus abençoe a sua leitura. ;)

-> Não é necessário sentir-se preparado. Deus não quer “experts”, mas corações dispostos a servir.

Não se preocupe se você nunca falou sobre Jesus com alguém. O que você perceberá é que nosso Deus é tremendamente capacitador. A causa é dEle. O interesse maior é dEle. Como então Ele não capacitaria alguém contrito e interessado na Sua causa?
Depois de um tempo, você entenderá que sozinho ou com suas próprias forças não falará ou fará nada – e tão pouco, convencerá. Somos apenas agentes de uma obra que é do Senhor, mais especificamente, do Espírito Santo. Um excelente exemplo foi o ministério dos próprios apóstolos, onde a Bíblia afirma que, “cheios do Espírito Santo falavam com grande intrepidez”.
Essa mesma intrepidez e esse mesmo espírito são prometidos a você também:
“Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós”. – Mateus 10.20.

-> Não se preocupe com sua idade.

Essa é uma das causas que mais impedem pessoas de se envolver com Missões. A arma com a qual o inimigo mais já me atacou foi o fator “minha pouca idade”: “Que ousadia, quem sou eu? Uma jovem querendo convencer um senhor de idade...”, “Sou tão velho, já não sirvo para mais nada”.
Mentira! Mentira perigosa e suja, não tome posse disso em sua vida, pois isso não provém do Senhor. A Bíblia registrou grandes homens e mulheres de Deus que foram usados em diferentes épocas de suas vidas. Jovens como Miriã, José, Samuel, Daniel, Jeremias, Timóteo e tantos outros. Homens idosos como Abraão e Sara que foram pais na velhice – e de grandes nações! - e Noé, escolhido para uma grande missão. Da mesma forma Deus te chama para uma missão especial:
“Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
(...) Ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares”. – Jeremias 1. 7,10.
Não se intimide ou deprecie-se achando que não é ninguém. Você é filho do Rei de tudo, com confiança tome o lugar que é seu por direito. Jesus não pagou aquele alto preço por você à toa, não é mesmo? ;)

-> Nossa visão acerca do mundo amplia-se. Percebemos que nosso “mundinho” é muito maior – e pior - do que pensamos, e o principal: Percebemos que podemos mudá-lo, sim.

Há muito mais do que nossos problemas e inquietações. Mais que as quatro paredes de nossa igreja e os problemas que existem dentro dela. Há realidades a serem conhecidas.
Sendo assim, percebemos que há inúmeras necessidades emergenciais que antes não enxergaríamos. Ao constatar tudo isso, percebemos que podemos fazer diferença, sim! Um sorriso de uma criança maltratada pela vida. Lágrimas de uma mãe ao você oferecer um abraço. O olhar confuso de um humilde pai de família ao ouvir que ele tem importância do jeito que ele é, sem nada para oferecer em troca! Quem são essas pessoas? O que elas têm a dizer que me torna importante e amado? Que alegria é essa que elas possuem? É esse tipo de sentimento que um gesto de amor vindo de VOCÊ pode provocar nas pessoas. Como falar que não faz diferença?!
Se a raça humana fosse formada somente por uma pessoa, Deus teria entregado Jesus da mesma maneira. Faz diferença sim, pois uma vida vale muito para Deus.

-> Não acredite que você já sabe tudo. Em um projeto missionário, depende-se de Deus por completo.

Para mim, esse É o ponto mais importante.
Quantas vezes pensamos que somos bons, que resolvemos nossas próprias questões? Digamos que... Quase sempre. Somos limitados!
Em uma experiência missionária você se tornará dependente de Deus para TUDO. Por quê? Porque já não se trata mais da sua própria vida, mas da vida de outros. Você já não pode falar o que der na telha, pois dependendo do que você falar, uma vida poderá deixar de ir para o inferno – ou não. E aí? Vai arriscar tentar palavras ao acaso? Talvez você seja a única oportunidade daquela vida ser salva. Até mesmo a escolha aleatória de “tocar esta música e não aquela”, ou “seguir por esta rua ao invés de por aquela outra” devem ser consideradas com cuidado. Direção de Deus e orgulho quebrado são indispensáveis.
A responsabilidade é imensa. Palavras soltas são apenas palavras ao vento, assim como escolhas. Palavras inspiradas por Deus e proferidas por alguém dependente dEle têm PODER no reino espiritual, assim como escolhas simples também podem ser decisivas. Acreditar que somos os muito bons e que temos tudo na ponta da língua é estar fadado ao fracasso. Não se engane. Dependa de Deus e verá maravilhas.

-> A visão da ação de Deus é quase tocável. Experiências claras com Ele são muito prováveis. Transformações ocorrem diante dos seus olhos. Isso sim é inesquecível.

Conheço inúmeros cristãos que lamentam nunca ter tido experiências com Deus. Alguns até mesmo sentem-se cristãos fracos e medíocres.
Quando você se dispõe diante do Senhor, Ele começa a trabalhar em você e através de você. Dessa forma, você vê vidas transformadas e creio que essa é a melhor parte de tudo isso!
Já vi meninos de rua voltando a ter esperança, drogados indo para centros de recuperação, endemoniados libertos, famílias desestruturadas sendo restauradas, igrejas sendo revitalizadas, ministérios desenvolvendo-se e tantas, inúmeras outras coisas! De tudo isso, o mais fantástico é a ação do Espírito Santo convencendo alguém de sua condição de pecador. Por nós mesmos, sem o Espírito Santo ou alguma manifestação clara de Deus, jamais reconheceríamos que precisamos de Jesus.
Sabe qual é a parte mais fantástica de tudo isso? Deus ter usado você para que esse tipo de transformação pudesse ocorrer. :)

-> Nosso tempo é bem empregado. Por mais que seja difícil, sempre teremos a consciência de que valeu a pena, de que fizemos algo útil e importante.

Tempo é algo muito precioso. Devido aos inúmeros afazeres diários, precisamos conseguir administrá-lo de forma eficiente.
É muito ruim a sensação de tempo mal empregado, mal investido. É horrível falar: “Perdi tempo”. Sentimos-nos bobos e cansados. Contudo, tenha certeza de que o tempo empregado na causa do Senhor sempre será um investimento. Esse investimento poderá tomar proporções que talvez você nunca venha saber a dimensão.
Talvez em algum momento você se pergunte: “O que estou fazendo aqui?”, “Onde é que eu vim parar?”, mas fique certo de que por mais difícil, cansativo e desafiador que seja você estará alegrando ao coração de Deus: estará de fato, no melhor lugar onde poderia estar.

-> Você percebe que é capaz, supera seus limites e vive experiências totalmente diferentes.

Muitas pessoas chegam a projetos missionários e devido às condições do local e à dureza do trabalho pensam: “Eu não vou agüentar isso aqui”.
Bem, tenho algo animador a te falar: Para a maioria das pessoas que conheci, um projeto missionário foi uma verdadeira superação. Digo por mim mesma, que muitas vezes cheguei a pensar que não conseguiria até o final em função da saudade da família, do cansaço (que é grande, não vou enganá-lo. Projetos missionários não são acampamentos!) e do desânimo que muitas vezes bate à porta.
Contudo, a Bíblia é clara ao dizer que somos capazes e capacitados, e em tudo, mais que vencedores. Se você acha que não consegue caminhar muito, subir ladeiras, limpar banheiro, levar jeito com crianças e conviver com pessoas estranhas, parabéns! – está dentro do perfil da maioria dos voluntários... E prestes a ser surpreendido. :)


-> Projetos missionários são grandes oportunidades para o desenvolvimento de DONS e TALENTOS. Você terá oportunidade, e poderá descobrir habilidades até então escondidas.

Esse é um fator M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. :D
Geralmente, em um projeto missionário tudo precisa ser feito. Você é o voluntário. Logo, TUDO deverá ser feito por você. Esse tudo vai de pregar, dar um estudo bíblico, cantar, tocar, fazer teatro, até cozinhar, lavar roupa, fazer curativos, limpar banheiros e seja lá o que for.
Muitas pessoas não têm oportunidade em suas igrejas locais. Gostam de falar, por exemplo, mas nunca lhes é permitido pregar. Gostam de cantar, mas nunca cantam. São extremamente tímidos e travados, mas como em um projeto missionário é necessário fazer, fazem. Assim, perdem a timidez e descobrem que muitas coisas não são tão difíceis como se pensava, e em muitos casos, descobrem que são habilidosas para algo que nunca tinham feito antes.
Nessas minhas andanças já fiz tanta coisa...! Descobri por exemplo, que ainda quero fazer um curso de enfermagem, tornou-se um grande desejo. Eu que era a rainha da timidez, hoje falo pelos cotovelos encima de um púlpito. Descobri que amo dar um estudo bíblico. Que diferente do que eu pensava, praticar esportes é muito divertido. Que sei me controlar em uma convivência em grupo. Que não sou fresca, e que em projetos, adorei fazer tudo o que em minha igreja eu nunca havia feito.
Desse modo, ouse! Nunca saberá como é fazer alguma coisa ou se você é bom em algo se nunca se permitir. =/


-> Projetos missionários são excelentes oportunidades para fazer amigos verdadeiros, que perdurem e abençoem sua vida.

Ahh, esse também é um dos pontos que eu mais gosto!
Quando converso com alguém não crente a respeito de amizades, com freqüência digo: “Podemos ter amigos para sair, para ir para a balada, para diversão. Será muito legal, mas ao chegarmos em casa nosso vazio e tristeza continuarão dentro de nós. É nessa hora que vemos a importância de amigos que nos abençoem”.
Como isso é real! E como encontrei em projetos missionários – e através deles – pessoas que marcaram a minha vida e têm me abençoado ao longo de minha caminhada. Jovens com os mesmos propósitos, com sonhos assim como os meus e os seus. Com o desejo de agradar ao Senhor. Não falo de simples companhias (porque a maioria está distante), mas de irmãos na fé. Busque construir amizades sólidas, pois vocês serão uma equipe e a unidade é indispensável. Lutarão juntos, sofrerão juntos, se alegrarão juntos. Serão uma família.
Algo muito importante: procure ser amigo de toda a equipe, não tenha preferências pessoais. Não forme “panelinhas”.


-> Sua noção de Deus é ampliada. Porém mais ainda, noção de diabo, opressão e ação maligna. Bem vindo à guerra, soldado.

Quando alguém pega algo meu que considero muito valioso sem me consultar eu fico irritada. Com o diabo ocorre ago parecido: Quando alguém resgata suas vidas perdidas ele não fica irritado. Ele fica irado, enfurecido, cheio de ódio.
E vem pra cima.
Assim, você se torna um soldado em meio à uma guerra - não contra a carne, mas contra o poder maligno. (Efésios 6.12)
Cuidado com discussões entre a equipe, com o coração enchendo-se de mágoa ou até mesmo raiva por determinada coisa. Cuidado com a murmuração. Cuidado com a preguiça. Cada vez que alguma dessas coisas assolarem o seu coração, lembre-se que você pode estar dando lugar à ação maligna, que geralmente, é muito sutil.
A apostila do Projeto Pés no Arado 20009 deu uma excelente recomendação: O inimigo vai querer produzir dificuldade de relacionamento entre o grupo. Não se esqueça de uma coisa muito importante: Caímos nas pequeninas coisas, porque para as grandes “sempre” estamos preparados. Não pense que o inimigo de imediato vai mandar um “problemão” para você. Por isso é importante que você esteja atento a tudo que pode comprometer o Projeto Missionário.

-> Você conhece novos lugares, novas culturas, novas formas de pensar, novas concepções, novas necessidades.

Esse é um ponto muito interessante. Para mim, a diversidade é uma excelente prova da criatividade e grandeza de Deus. Dependendo do lugar para onde você for, conhecerá formas de pensar, cultura e concepções do povo local que poderão ser totalmente diferentes das suas. Não somente no local, mas dentro de sua própria equipe; que poderá ter uma gaúcha trabalhando com um mineiro, uma manaura, dois capixabas e um brasiliense. Essa equipe não surgiu da minha cabeça, foi minha equipe do Pés no Arado 2009. Quanta diversidade!
É uma mistura de gírias, de expressões, de sotaques, de história e conhecimentos regionais diversos... Muito gostoso! Excelente para quebrar preconceitos.

-> Você alegra o coração de Deus e cumpre sua ordenança de forma efetiva e prática. Você obedece ao Senhor... E é abençoado.

Quando consigo realizar grandes feitos penso em meus pais, em como ficarão orgulhosos, felizes comigo e por mim. Penso em seus rostinhos sorrindo de alegria e satisfação. Essa cena enche meu coração de alegria!
Deus age da mesma forma. Como um pai, olha para nós, sorri e diz: “Esse é o meu filho amado, que me dá muita alegria”. “Essa é minha filha amada que ouviu a minha voz, o pulsar do meu coração”. “Esses são meus filhos queridos que se importam com o que eu me importo”. – EU VOU ABENÇOÁ-LOS.
Filhos obedientes, que alegram o coração de seus pais são recompensados por seus feitos. Da mesma forma, para aqueles que se importam com o que Deus se importa está reservado também, um galardão.

-> Testemunhar de Cristo em qualquer lugar será algo natural.

Quando você perceber, não somente quando estiver em um Projeto Missionário, mas em seu dia a dia, seu testemunhar de Cristo em lugares comuns como uma padaria, um metrô ou um supermercado será mais fácil e natural. Você pode se pegar olhando para alguém que está fazendo compras e se perguntar: “Essa pessoa é salva”? ’’, ou se ver orando por um desconhecido que passou na rua, ou pode sentir uma vontade absurda de puxar papo com alguém na fila do banco – muitas vezes nem para entrar no assunto Jesus, mas simplesmente por sentir um interesse genuíno por essa pessoa que você não conhece, somente pelo fato de compreender que aquela pessoa tem grande valor.

Poderia eu listar muitas outras coisas, mas creio que esses são os pontos principais que podem encorajá-lo a participar de um projeto missionário.
Sua vida pode mudar, e você poderá não ser mais o mesmo, porém, repito: Tudo dependerá de você, da sua intenção.
Ainda que depois de uma experiência assim você não tenha desenvolvido nenhum chamado específico, deixou de ser um cristão sem conhecimento da realidade, urgência e importância das vidas que estão sem Deus.


Agora podemos voltar à foto inicial. A sua vida aqui na Terra pode ser muito frutífera para Deus - aliás, esse é um dos propósitos para o qual você foi criado.


Aqueles solos podem ser comparados às nossas vidas: elas podem ser bem utilizadas, ou não. Podem ser frutíferas, ou não. Podem gerar outras vidas, ou não. A ordenança é para todo aquele que tem a Cristo, mas ainda assim, é uma ESCOLHA.

Caso as razões apresentadas tenham motivado seu coração a fazer parte da grande missão para qual Deus nos chamou, na próxima postagem darei sugestão de excelentes projetos e Instituições que prezam por Missões – e dos quais você pode participar!
Férias diferentes, feitos eternos. Novamente, este convite é exatamente para você. ;)