BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Férias diferentes, feitos eternos.


Os dias têm sido cada vez mais corridos. Trabalhamos, estudamos, realizamos diversas atividades que ao longo do tempo deixam-nos sobrecarregados, estressados e acima de tudo, cansados.
Dessa forma, não vemos a hora de ouvir uma palavrinha que soa como um refrigério. Algo compensador em relação a todo o stress e correria que temos vivido.
Quando ouvimos a palavra “férias” nossa expressão muda: a esperança de momentos tranqüilos, divertidos e renovadores de energia surge, bem como a torcida para que sejam dias inesquecíveis.
Entretanto... Será que nossas últimas férias realmente têm sido compensadoras?

E se eu te convidasse para férias diferentes? Nada do habitual, do “pão com manteiga” de janeiro/julho tais como praia; montanha, casa de parentes distantes, parques de diversões renomados, acampamentos diversos ou o conhecido “ficarei em casa, assistirei muita televisão, comerei muito brigadeiro com pipoca e verei muitos filmes. De quebra, o tradicional “cineminha”, reunião na casa de amigos e alguns passeios”. Que mais se pode querer? Bem, quando de fato o objetivo é fazer as mesmas coisas de sempre, sem surpresas e mudanças, nada.

Falo de algo fora do que nossa rotina nos permite diariamente. Algo realmente compensador, no sentido mais puro da palavra.

Segundo o dicionário Gama Cury, compensação é definida como ato ou efeito de compensar, substituição de uma coisa que falta, troca. Já compensar seria reparar um mal com um bem, neutralizar a perda com um ganho.

Substituição. Troca. Reparos. Ganhos! É sobre isso que tenho a te falar. ;)

O ser humano, em determinados círculos dos quais faça parte, a cada dia busca realizar atos, feitos e prodígios que perdurem durante um tempo, que sejam importantes e lembrados. Isso não é errado, de forma alguma. Entretanto, convido você a realizar atos que perdurem pela eternidade. Que tenham conseqüências eternas.

Quando deixamos este mundo não só o abandonamos, mas deixamos também tudo o que construímos nele. Sendo assim, em seguida nossos feitos também passarão.
Contudo, podemos deixá-lo - este mundo -, e ainda assim ter feito alguma diferença que diz respeito ao que se espera depois dele. Diferença em nossa vida, primeiramente, mas principalmente, diferença na vida de outros.


Sendo assim, convido você a buscar realizar atos que perdurem e tragam diferenças para a eternidade de bens preciosos - mais que ouro e prata e que dinheiro nenhum compra: Esses bens nada mais são do que vidas. Vidas assim, como eu e você. Essas diferenças na eternidade destinadas a você dizem respeito ao seu galardão. Quanto às outras pessoas, estão relacionadas ao destino final.

Você pode estar se perguntando: O que vidas têm a ver com férias?

Bem, na verdade, TUDO! Sugiro a você a substituição, a troca de férias habituais por uma marcante experiência. Sugiro que durante um breve período de sua vida você seja um reparador de brechas e obtenha ganhos incomparáveis!

Encorajo você a durante suas férias participar de um projeto missionário.

Projeto missionário, eu? Sim!
Sua experiência pode ser de um mês, algumas semanas, ou quem sabe poucos dias. Depende de você e de sua disponibilidade de tempo.

Você pode me perguntar: "Por que eu participaria de algo assim?" Ou quem sabe diria: “Acho muito bonito, mas não tenho esse chamado”; “Não tenho experiência”, “Tenho medo e vergonha de falar sobre Jesus com outras pessoas”, e demais dificuldades que muitas vezes permeiam nossa visão em relação a fazer Missões.

A você que possivelmente pense assim, tenho algo a dizer. A maioria dos pré-requisitos para realizar Missões não passa de idéias pré-concebidas. Essas idéias pré-concebidas nos trazem uma visão errada e totalmente diferente do que na verdade é realmente necessário.

Depois de todos os projetos que participei, acerca dos pré-requisitos constatei que na verdade, poucos são, de fato, indispensáveis:

1) Amar ao Senhor de todo coração e ter convicção de sua fé.
Não falo de extenso conhecimento bíblico. É bom, mas caso você não o tenha, não significa que não possa envolver-se em Missões. Tudo é uma questão de aprendizado! Depois que você se dispor, quando menos perceber, terá na ponta da língua de forma fácil e acessível os principais textos que uma pessoa precisa conhecer e entender para ter um encontro com Cristo.

2) Buscar fazer a vontade de Deus e TER O DESEJO de enxergar o perdido como Ele enxerga.
Uma coisa importante é saber que nem todas as pessoas em um primeiro momento olham para as pessoas sem Cristo como Deus olha, e você não precisa sentir isso, ou forçar-se a nada! Entretanto, é essencial que você deseje ver como o Senhor vê. É essencial que você tenha o desejo de importar-se com essa realidade. É essencial que você sinta o desejo de sentir amor pelo próximo. Caso o seu desejo seja sincero, aguarde e será surpreendido! ;)

3) Ser apto a aprender e ter muita disposição para servir.
É importante que você queira aprender o que for necessário, mas saiba, Missões não é algo muito teórico. Assim como muitas outras coisas, você só passa a aprender na prática. Depois que você começar a praticar, verá que é mais tranqüilo, gratificante e abençoador do que você poderia imaginar!

As demais coisas como: Experiência, segurança – e até mesmo – paixão pelas almas, se você ainda não as tem – virão naturalmente.

Quanto ao último tópico – paixão pelas almas – uma palavra breve: Conheço pessoas que se sentem culpadas por não sentirem isso. Precisamos entender que somos diferentes! Há diferentes dons e habilidades que foram distribuídas a cada um de nós, justamente para o que seríamos úteis. (I Coríntios 12:7, I Pedro 4:10).

Ter um chamado ou vocação missionária não é obrigação de todo cristão, pois a Palavra de Deus afirma por si só que nem todos teriam esse chamado e dom específico. (Caso haja interesse no assunto, Leia Efésios 4). Entretanto, reconhecer sua importância, a urgente necessidade do perdido e o envolvimento na grande comissão (Marcos 16.15) é algo que todo cristão NÃO pode deixar de considerar.

Desse modo, se você ainda não tem esse amor pelas pessoas que não conhecem a Jesus, mas gostaria muito de ter e tem pedido a Deus que coloque esse amor em seu coração, saiba: Há propósitos de Deus para sua vida quanto a isso! Há muitos cristãos que simplesmente não se importam, e se você se importa por não se importar, creia: Você se importa, sim!

Se você já tem esse amor, desejo de ver vidas salvas e chamado missionário confirmado por Deus, mobilize-se dentro de suas possibilidades para começar a saciá-lo, e compreenda que há vidas somente esperando por VOCÊ. Deus te chama e te comissiona para esta grande obra! Não enterre esse desejo dentro de você, pois os trabalhadores já são muito poucos e a seara é enorme. (Mateus 9.37). Precisamos terminar o trabalho que nos foi confiado, para que assim, o Senhor venha buscar os que são seus.

Dessa forma, deixo a você a sugestão: Surpreenda-se trocando suas férias habituais por feitos eternos.

Esse texto foi apenas uma pequena introdução sobre este assunto. No próximo post irei discorrer sobre os principais motivos que poderiam te levar a um projeto missionário, e o que essa experiência poderia trazer para sua vida. Em seguida, darei sugestões de excelentes projetos, dos quais, um deles pode vir a fazer grande diferença em sua vida.

IMPORTANTE: Não esqueça do principal: Suas experiências em um Projeto Missionário estão diretamente ligadas e dependerão do verdadeiro desejo do seu coração.
Se seu coração estiver contrito e disposto, prepare-se para uma grande experiência com Deus. Porém, se o seu coração estiver disperso, sem foco e com outras motivações, saiba que verá muito pouco do que poderia ter visto, e fará muito pouco em relação ao que poderia ter feito.
Logo, pode correr o risco de ter uma experiência vazia por não ter firmado em seu coração propósitos firmes, como conhecer mais de Deus e durante aqueles dias específicos esforçar-se para somente fazer a Sua vontade, agindo como instrumento. É como se fosse somente a pontinha do iceberg em relação ao vasto bloco de gelo que está abaixo da superfície da água. Você não verá nada e pode voltar exatamente igual a como foi, e o pior: Sem molhos. (Salmos 126. 6).
Quando isso acontece, perdemos uma grande oportunidade que havia sido planejada por Deus para a nossa vida. Não desperdice-a. Passamos a vida toda priorizando as nossas coisas. Por que não podemos, durante poucos dias, priorizar única e exclusivamente as coisas dEle? ;)

Por último, não se esqueça:

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz." – I Pe 2.9

Você foi eleito. Você foi comprado por um alto preço, é propriedade exclusiva de Deus! “A fim de” é uma locução prepositiva que indica finalidade. Sendo assim, nossa finalidade é essa:
Com nosso viver proclamar as virtudes de Deus.

Férias diferentes, feitos eternos. Esse convite é exatamente para VOCÊ. ;)