BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Se você sentiu, faça!

Um pequeno gesto seu pode significar TUDO o que alguém precisa.

Dificilmente paramos para pensar na força que pequenas atitudes nossas podem exercer na vida de outras pessoas.

Com certeza você se lembrará de alguma ocasião onde, por exemplo, sentiu “desejo” de dar uma palavra de incentivo a alguém sem ao menos saber o porquê, simplesmente sentiu. Um sorriso para um desconhecido. Olhou para determinada pessoa, frisou os olhos e perdeu-se no universo dela, perguntando-se o que ela vive. Em outra ocasião lhe ocorreu: Deveria dizer a outrem algo que “inexplicavelmente” surgiu de forma tão clara em sua mente. É como se ouvíssemos uma voz nos falando: Diga isso. Faça isso. Dê um abraço. Ore por ele.

Quando nos ocorrem sensações assim, trava-se uma luta em nosso interior: Vou ou não vou? Faço ou não faço? É coisa da minha cabeça? Mas o que vão pensar? Quem sou eu? Eu não tenho nada a ver com isso, nem ao menos o conheço! - e assim por diante. Essas e outras questões muitas vezes nos impedem de fazer COMPLETA diferença em determinadas situações.

A verdade é simples: Se você sentiu, faça.

Ultimamente tenho vivenciado essa verdade de forma maravilhosamente incrível. Semana passada sentia-me um tanto angustiada. Tantas questões afligiam meu coração e traziam-me certo desânimo ao pensar em meu futuro.

É fato que isso ocorre ou ocorrerá com todos: Momentos de insegurança, de entrar no quarto e querer chorar sem saber por qual razão. De sentir falta de algo que você nunca teve. De querer adiantar fases ou estágios da sua vida, esquecendo que tudo o que vivemos hoje é na verdade, um “curso de formação” para o futuro que Deus tem preparado para nós – e nesse tudo está incluso decepções, tristezas, momentos de solidão e tudo o mais que num primeiro momento não remeta alegria alguma. Sendo assim, envolvidos estamos em um mar de tristeza.

É também nesses mementos que Deus prova o seu amor para conosco e o quanto Ele é presente – e faz isso de inúmeras formas. Entretanto, há uma que ocupa minha preferência: Quando Ele usa pessoas comuns, como eu e você para ser canal de benção na vida de outros.

Como isso é fantástico! Na mesma semana onde tudo me pareceu tão pesaroso, pessoas que eu nunca imaginaria me abençoaram de forma tremenda, e eu não precisei dizer nada, elas apenas sentiram. A verdade é que Deus se manifesta através de quem Ele quiser e da forma que melhor lhe parecer.

Como é triste perceber o quanto perdemos de abençoar alguém crendo que alguns desejos que nos ocorrem não passam de coisas da nossa cabeça!

Aquela pessoa que você viu chorando precisava sim daquele abraço que você pensou em oferecer, mas sentiu vergonha por não conhecê-la direito. O elogio que você pensou em dar àquele líder era algo que ele realmente precisava ouvir, tendo em vista as dificuldades que ele tem enfrentado sozinho. Mas poxa, você ficou com medo de parecer bajulador demais. Aquele sorriso para aquela velhinha dentro do metrô, como ela gostaria e se sentiria valorizada! – perceba, não falo de grandes atos, mas de coisas simples de nosso dia-a-dia! Segundos poderosos para lembrar a alguém que nem tudo está perdido...

Como é bom receber um olhar sincero acompanhado de um sorriso verdadeiro. Muitas vezes estou eu na loja, atrás do balcão, perdida em minhas questões e triste, triste, somente eu e Deus. Até que chega uma pessoa que nunca vi na vida e ela sorri, e ela me dá palavras de incentivo, e ela consegue me tirar de onde eu anteriormente estava simplesmente porque mostra se IMPORTAR!

Quem não gosta de se sentir valorizado? Quando alguém chega até você e diz: - Posso orar por sua vida, você se nega a receber tal oração? Não é bom sentir-se amado, receber ao menos um olhar amigo de alguém no meio da rua? Podemos criar pequenas relações até mesmo quando estamos esperando o troco no supermercado. Ao invés de divagar olhando para o nada, observe. O empacotador talvez seja tão gentil, a menina do caixa tão amável que você pode ir embora pensando “Que ótimas pessoas”, ou simplesmente sair como entrou – ou quem sabe mais vazio que antes.

Precisamos entender que fazer diferença não é tão somente dizer “Só Jesus salva, arrependa-se pecador”, mas demonstrar com nossos atos! Devemos estar sensíveis ao fato de que, assim como eu precisei semana passada, todos os dias muitas pessoas precisam de nós – e não é necessário fazer muita coisa não, pequenos gestos são suficientes.

Tenho tido experiências incríveis no Ministério de aconselhamento de minha Igreja. No último domingo à noite eu me sentia triste, vazia.

No fim do culto várias pessoas aceitaram a Jesus, mas havia uma moça em especial que chamou minha atenção sem um motivo aparente.

Senti um desejo enorme de acompanhá-la e abraçá-la, encorajá-la na decisão mais importante de sua vida. Logo depois ela me contou questões muito difíceis pelas quais tem passado. Depois de um tempo eu lembrei: Há alguns domingos eu estive pensando sobre ela! Havia visto aquela moça diferente na Igreja e divaguei sobre sua possível realidade. Senti que deveria orar por sua vida – e lá estava ela semanas depois, ao meu lado, acabara de se reconciliar com Jesus. Glória a Deus!

Em nossa despedida, acrescentou: “Obrigada Julyana, por ter ido me abraçar naquela hora... Pensei que iria desabar no chão de tão fraca, tudo o que eu precisava naquela hora era de um abraço!”.

Sabe o que pensei antes de fazer isso? “Não sou digna de abraçar aquela moça, tendo em vista a forma como estou.” Porém foi mais forte do que eu, acabei indo, acabei jogando para o alto toda culpa ou oposição que naquele momento tentava me impedir de chegar até ela. Dentro da sala do aconselhamento ela poderia ter escolhido qualquer outro conselheiro, mas buscou em mim alguém para ouvir seus problemas.

Ali eu entendi: Deus independe de minhas limitações para agir através de mim.

Logo, se você sentiu, faça. As implicações de seu “suposto” desejo de fazer algo por alguém – desconhecido ou não - podem ser maiores do que você imagina. Não fique alheio, chegue junto. Mostre interesse. Disponha-se a ajudar! Não pense em quem você é, mas no que o Espírito Santo faz através de você. Busque a sensibilidade necessária para compreender o que você pode fazer para aliviar o fardo de alguém. Abençoando você é muito mais abençoado.

Um abraço. Um sorriso. Um gesto amável. Uma vida tocada... Através de você.