BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Promessas do Senhor I - O "crer", o "esperar"

Elas estão aí, dentro de você.

Trazidas como um tesouro escondido, como se estivessem embaladas em uma frágil caixinha ornamentada, protegida, singular para você. Promessas nas quais você tem se apegado ou tentado esquecer, deixando-as ‘aparentemente’ para lá – mas você sabe - elas continuam ali.

Ahh, são promessas do Pai para toda a sua vida. Áreas específicas. Como é difícil esperar suas concretizações. Você olha e não vê, busca e não encontra. Sofre, chora, implora a Deus paciência. "Senhor, está difícil. Eu não tenho onde buscar alento ao não ser em Teus braços."

Em determinado momento a espera torna-se insuportável. Você se pergunta: "Realmente há promessas para a minha vida ou sou um mero sonhador?"

O Senhor nos deixou em Sua Palavra todas as respostas aos nossos questionamentos. Logo: " Eu é que sei que pensamentos que tenho sobre vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança" - Jeremias 29:11

É fácil deduzir: Há promessas para sua vida SIM.

Cada pessoa criada por Deus foi feita de modo singular. Em cada uma Ele colocou aptidões, características, desejos. Na verdade, Ele tem para cada pessoa, planos e propósitos que vão além do que se pode ver.

Não falo de uma vida próspera, bem sucedida, onde tudo é felicidade, - como se tem pregado muito hoje em dia - mas da compreensão do seguinte: À medida que vamos conhecendo ao Senhor e permitindo que Ele molde nossas vidas, cumprimos o Seu maravilhoso plano, e o melhor: Os sonhos e desejos dEle passam a ser os nossos também.

Isso se chama "vontade de Deus", que sempre gera paz. Até que não estejamos em plena sintonia com Ele, talvez em nós estejam os sonhos errados, os desejos errados, os planos errados. Como se estivéssemos "dando murro em ponta de faca", muito distantes daquilo que Ele realmente deseja para nossa vida.

São promessas de Deus para o seu ministério. Para o uso de seus talentos. Para sua vida profissional. Para a sua vida afetiva, tem sido tão difícil esperar o namoro, o casamento tão almejado, você que namora há tanto tempo. Promessas de restauração, de quebra de cadeias, libertação de pecados antigos, de medos. Promessas para o seu futuro, seus sonhos secretos, seus desejos. Promessas, promessas, promessas. Elas existem dentro de cada um de nós. Antes de você nascer, já existiam.

Esperar dói. Confiar dói. Abrir mão de algo que amamos dói. Tudo isso é muito sofrido, tendo em vista que o ser humano, por natureza, tem um senso imediatista. Tristezas, desesperanças. Choro.

Uma hora tudo isso poderá nos leva à revolta, a crer que não vale a pena. “Não há promessa alguma”. Porém, cedo ou tarde, entendemos: Independente de nossas dores, Deus continua sendo Deus. Continua agindo no tempo que melhor lhe parecer no cumprimento de Suas promessas. Podemos seguir nossa vida e até encontrar algum tipo de felicidade, mas nunca, NUNCA se poderá comparar a algo que poderia ter sido planejado pelo Senhor.

Como se trata de um assunto abrangente, resolvi discorrer sobre ele por partes. Nos próximos posts compartilharei o que penso sobre Promessas específicas para cada um de nós.

Independente desta ou daquela promessa, a inicial, para você que conhece a Jesus, é a sua vida eterna. "E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna" - 1 João 2:25. A vida eterna é a maior necessidade do ser humano, acima de qualquer outra terrena ou material. Entretanto, depois desta, muitas outras se seguem! Você é filho (a) do Altíssimo e co-herdeiro (a) de Cristo. " E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa" - Galatas 3:29

Para você que ainda não O conhece há promessas também! O propósito inicial de Deus para com a sua vida é que você O conheça plenamente, e assim, seja livre conhecendo a verdade (Jo 8:32). Deus não faz acepção de pessoas, não privilegia estes ou aqueles (Romanos 2:11) . Mas, sabemos que há o livre arbítrio: Você pode escolher viver nos seus próprios sonhos ou apossar-se das promessas que lhe são reservadas – e isso vale para muitos que já O conhecem. É uma questão de ESCOLHA.

Submeta seus sonhos a Deus. Por mais que doa, esperar é preciso. Alguns esperam mais, outros menos... Porém é um tempo determinado por Deus, para nosso próprio crescimento e compreensão de muitas outras coisas que se seguirão. " E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança." - Rm 5:3,4.

Há promessas para a SUA vida!

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam”. - I Co 2:9