BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Promessas do Senhor I - O "crer", o "esperar"

Elas estão aí, dentro de você.

Trazidas como um tesouro escondido, como se estivessem embaladas em uma frágil caixinha ornamentada, protegida, singular para você. Promessas nas quais você tem se apegado ou tentado esquecer, deixando-as ‘aparentemente’ para lá – mas você sabe - elas continuam ali.

Ahh, são promessas do Pai para toda a sua vida. Áreas específicas. Como é difícil esperar suas concretizações. Você olha e não vê, busca e não encontra. Sofre, chora, implora a Deus paciência. "Senhor, está difícil. Eu não tenho onde buscar alento ao não ser em Teus braços."

Em determinado momento a espera torna-se insuportável. Você se pergunta: "Realmente há promessas para a minha vida ou sou um mero sonhador?"

O Senhor nos deixou em Sua Palavra todas as respostas aos nossos questionamentos. Logo: " Eu é que sei que pensamentos que tenho sobre vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança" - Jeremias 29:11

É fácil deduzir: Há promessas para sua vida SIM.

Cada pessoa criada por Deus foi feita de modo singular. Em cada uma Ele colocou aptidões, características, desejos. Na verdade, Ele tem para cada pessoa, planos e propósitos que vão além do que se pode ver.

Não falo de uma vida próspera, bem sucedida, onde tudo é felicidade, - como se tem pregado muito hoje em dia - mas da compreensão do seguinte: À medida que vamos conhecendo ao Senhor e permitindo que Ele molde nossas vidas, cumprimos o Seu maravilhoso plano, e o melhor: Os sonhos e desejos dEle passam a ser os nossos também.

Isso se chama "vontade de Deus", que sempre gera paz. Até que não estejamos em plena sintonia com Ele, talvez em nós estejam os sonhos errados, os desejos errados, os planos errados. Como se estivéssemos "dando murro em ponta de faca", muito distantes daquilo que Ele realmente deseja para nossa vida.

São promessas de Deus para o seu ministério. Para o uso de seus talentos. Para sua vida profissional. Para a sua vida afetiva, tem sido tão difícil esperar o namoro, o casamento tão almejado, você que namora há tanto tempo. Promessas de restauração, de quebra de cadeias, libertação de pecados antigos, de medos. Promessas para o seu futuro, seus sonhos secretos, seus desejos. Promessas, promessas, promessas. Elas existem dentro de cada um de nós. Antes de você nascer, já existiam.

Esperar dói. Confiar dói. Abrir mão de algo que amamos dói. Tudo isso é muito sofrido, tendo em vista que o ser humano, por natureza, tem um senso imediatista. Tristezas, desesperanças. Choro.

Uma hora tudo isso poderá nos leva à revolta, a crer que não vale a pena. “Não há promessa alguma”. Porém, cedo ou tarde, entendemos: Independente de nossas dores, Deus continua sendo Deus. Continua agindo no tempo que melhor lhe parecer no cumprimento de Suas promessas. Podemos seguir nossa vida e até encontrar algum tipo de felicidade, mas nunca, NUNCA se poderá comparar a algo que poderia ter sido planejado pelo Senhor.

Como se trata de um assunto abrangente, resolvi discorrer sobre ele por partes. Nos próximos posts compartilharei o que penso sobre Promessas específicas para cada um de nós.

Independente desta ou daquela promessa, a inicial, para você que conhece a Jesus, é a sua vida eterna. "E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna" - 1 João 2:25. A vida eterna é a maior necessidade do ser humano, acima de qualquer outra terrena ou material. Entretanto, depois desta, muitas outras se seguem! Você é filho (a) do Altíssimo e co-herdeiro (a) de Cristo. " E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa" - Galatas 3:29

Para você que ainda não O conhece há promessas também! O propósito inicial de Deus para com a sua vida é que você O conheça plenamente, e assim, seja livre conhecendo a verdade (Jo 8:32). Deus não faz acepção de pessoas, não privilegia estes ou aqueles (Romanos 2:11) . Mas, sabemos que há o livre arbítrio: Você pode escolher viver nos seus próprios sonhos ou apossar-se das promessas que lhe são reservadas – e isso vale para muitos que já O conhecem. É uma questão de ESCOLHA.

Submeta seus sonhos a Deus. Por mais que doa, esperar é preciso. Alguns esperam mais, outros menos... Porém é um tempo determinado por Deus, para nosso próprio crescimento e compreensão de muitas outras coisas que se seguirão. " E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança." - Rm 5:3,4.

Há promessas para a SUA vida!

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam”. - I Co 2:9

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Um sonho bem real.


Esta noite recebi um aviso: Tive um sonho que me deixou pensativa durante o dia todo.
Sonhei com uma moça, especificamente. De pele clara, cabelos castanhos – seu nome era Vanessa. No sonho, estudante da UnB.
Nunca a vi, nem ao menos sei se ela é real.
O sonho se baseia no seguinte: Ela queria suicidar-se e a única pessoa que poderia impedi-la de fazê-lo era... Eu.

Estávamos somente nós duas. Ela contou-me seu desejo de acabar com a própria vida. Estava decidida, nada a impediria. Entretanto, curiosamente, ao nosso lado havia algo parecido com uma pira em chamas - queimava sem parar e aumentava cada vez mais. Logo, Vanessa precipitava-se contra essas chamas e meu dever era tentar impedi-la.

Seu desejo era morrer naquele fogo, já não havia mais esperança. Ela estava ali, ao meu lado, correndo em direção às chamas. Só EU poderia fazer algo.
Confesso que foi uma luta. Ela parecia cega e minhas tentativas, vãs – eu a segurava pelos braços em meio ao desespero da situação. Usei de palavras e olhava fundo em seus olhos tomados de grande desespero. A única idéia que me ocorreu foi lembrá-la que Jesus a amava e tinha um plano lindo para a sua vida. (única e suficiente!).

Muita luta, muito desgaste, medo de não conseguir impedi-la. Até que em determinado momento me senti cansada, eu estava exausta. Foi aí que ela olhou fundo em meus olhos e disse: "Hoje minha vida foi salva através de você, Julyana. Obrigada!" – e foi embora, na certeza de que realmente era importante para Deus.
Acordei.

Durante o dia pensei muito no que este sonho poderia me dizer e cheguei a duas verdades importantes. Gostaria de compartilhá-las com vocês. (:

1) Há pessoas morrendo ao meu lado, precipitando-se às chamas eternas, distanciadas de Deus. Em algumas situações, SOMENTE EU poderei salvá-las, mais ninguém.
Lembrei de quantas vezes deixei de falar de Jesus a alguém crendo que uma outra pessoa o faria. Pessoas que Deus confiou a mim, tão somente. A colega de faculdade. O cara que vende o cachorro-quente onde eu como todo dia. Talvez eu seja a ÚNICA pessoa de seu convívio que conheça a Jesus! Deus me colocou em sua vida para testemunhar de seu grande amor, mas eu não o tenho feito. Fico passando a outros aquilo que foi confiado a mim.

2) Não há vitória sem luta - o que vale muito não vem de graça. Uma alma é preciosa, por isso há um preço a se pagar por ela. O sacrifício maior Deus já fez, mandando Jesus morrer em nosso lugar. Contudo, cabe a nós - conhecedores de tal verdade, fazer valer tão grande amor.
No sonho enfrentei uma grande luta com minhas forças (que são bem limitadas!), me pareceu que eu jamais venceria. Depois de MUITO tempo vi o resultado de meu esforço: ela estava salva.
Não é fácil resgatar uma vida das trevas. Lembrei de pessoas por quem oro há muito tempo e confesso, para algumas cheguei a crer que já não havia mais esperança de salvação.
Você pode lembrar de alguém de seu convívio? Aquela pessoa que você mais quer ganhar para Jesus? Aquela pessoa por quem você talvez já tenha desistido de orar... Se hoje cremos em Jesus e o conhecemos plenamente é porque alguém orou por isso, batalhou por nós, se dispôs a PAGAR o preço.

Poderia eu aprofundar-me mais nos diversos sentidos deste sonho, porém creio que estes dois já nos bastam.
Sei que para mim foi um aviso. A menina era da minha faculdade - onde passo grande parte do meu dia! Entendi: há algo mais que eu deva fazer. Por mais que muitas vezes nos esforcemos, sempre será pouco diante do que Jesus fez por nós – lembrando que ele "somente" entregou sua vida.

O dia em que você chegar a pensar: - “Poxa, como faço coisas pelo Reino!", entenda: Você não faz nada. Há sempre mais a fazer. A seara de fato, é muito grande.
Se você tem acompanhado meu blog pode perceber: Deus tem me falado muito sobre responsabilidade, mais uma vez estou aqui compartilhando assuntos interligados. Porém não posso deixar de falar daquilo que tenho visto e ouvido! – Atos 4.20
Lembre-se: Talvez alguém ao seu lado esteja caminhando em direção às chamas eternas. Você vai ficar assistindo?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Se você sentiu, faça!

Um pequeno gesto seu pode significar TUDO o que alguém precisa.

Dificilmente paramos para pensar na força que pequenas atitudes nossas podem exercer na vida de outras pessoas.

Com certeza você se lembrará de alguma ocasião onde, por exemplo, sentiu “desejo” de dar uma palavra de incentivo a alguém sem ao menos saber o porquê, simplesmente sentiu. Um sorriso para um desconhecido. Olhou para determinada pessoa, frisou os olhos e perdeu-se no universo dela, perguntando-se o que ela vive. Em outra ocasião lhe ocorreu: Deveria dizer a outrem algo que “inexplicavelmente” surgiu de forma tão clara em sua mente. É como se ouvíssemos uma voz nos falando: Diga isso. Faça isso. Dê um abraço. Ore por ele.

Quando nos ocorrem sensações assim, trava-se uma luta em nosso interior: Vou ou não vou? Faço ou não faço? É coisa da minha cabeça? Mas o que vão pensar? Quem sou eu? Eu não tenho nada a ver com isso, nem ao menos o conheço! - e assim por diante. Essas e outras questões muitas vezes nos impedem de fazer COMPLETA diferença em determinadas situações.

A verdade é simples: Se você sentiu, faça.

Ultimamente tenho vivenciado essa verdade de forma maravilhosamente incrível. Semana passada sentia-me um tanto angustiada. Tantas questões afligiam meu coração e traziam-me certo desânimo ao pensar em meu futuro.

É fato que isso ocorre ou ocorrerá com todos: Momentos de insegurança, de entrar no quarto e querer chorar sem saber por qual razão. De sentir falta de algo que você nunca teve. De querer adiantar fases ou estágios da sua vida, esquecendo que tudo o que vivemos hoje é na verdade, um “curso de formação” para o futuro que Deus tem preparado para nós – e nesse tudo está incluso decepções, tristezas, momentos de solidão e tudo o mais que num primeiro momento não remeta alegria alguma. Sendo assim, envolvidos estamos em um mar de tristeza.

É também nesses mementos que Deus prova o seu amor para conosco e o quanto Ele é presente – e faz isso de inúmeras formas. Entretanto, há uma que ocupa minha preferência: Quando Ele usa pessoas comuns, como eu e você para ser canal de benção na vida de outros.

Como isso é fantástico! Na mesma semana onde tudo me pareceu tão pesaroso, pessoas que eu nunca imaginaria me abençoaram de forma tremenda, e eu não precisei dizer nada, elas apenas sentiram. A verdade é que Deus se manifesta através de quem Ele quiser e da forma que melhor lhe parecer.

Como é triste perceber o quanto perdemos de abençoar alguém crendo que alguns desejos que nos ocorrem não passam de coisas da nossa cabeça!

Aquela pessoa que você viu chorando precisava sim daquele abraço que você pensou em oferecer, mas sentiu vergonha por não conhecê-la direito. O elogio que você pensou em dar àquele líder era algo que ele realmente precisava ouvir, tendo em vista as dificuldades que ele tem enfrentado sozinho. Mas poxa, você ficou com medo de parecer bajulador demais. Aquele sorriso para aquela velhinha dentro do metrô, como ela gostaria e se sentiria valorizada! – perceba, não falo de grandes atos, mas de coisas simples de nosso dia-a-dia! Segundos poderosos para lembrar a alguém que nem tudo está perdido...

Como é bom receber um olhar sincero acompanhado de um sorriso verdadeiro. Muitas vezes estou eu na loja, atrás do balcão, perdida em minhas questões e triste, triste, somente eu e Deus. Até que chega uma pessoa que nunca vi na vida e ela sorri, e ela me dá palavras de incentivo, e ela consegue me tirar de onde eu anteriormente estava simplesmente porque mostra se IMPORTAR!

Quem não gosta de se sentir valorizado? Quando alguém chega até você e diz: - Posso orar por sua vida, você se nega a receber tal oração? Não é bom sentir-se amado, receber ao menos um olhar amigo de alguém no meio da rua? Podemos criar pequenas relações até mesmo quando estamos esperando o troco no supermercado. Ao invés de divagar olhando para o nada, observe. O empacotador talvez seja tão gentil, a menina do caixa tão amável que você pode ir embora pensando “Que ótimas pessoas”, ou simplesmente sair como entrou – ou quem sabe mais vazio que antes.

Precisamos entender que fazer diferença não é tão somente dizer “Só Jesus salva, arrependa-se pecador”, mas demonstrar com nossos atos! Devemos estar sensíveis ao fato de que, assim como eu precisei semana passada, todos os dias muitas pessoas precisam de nós – e não é necessário fazer muita coisa não, pequenos gestos são suficientes.

Tenho tido experiências incríveis no Ministério de aconselhamento de minha Igreja. No último domingo à noite eu me sentia triste, vazia.

No fim do culto várias pessoas aceitaram a Jesus, mas havia uma moça em especial que chamou minha atenção sem um motivo aparente.

Senti um desejo enorme de acompanhá-la e abraçá-la, encorajá-la na decisão mais importante de sua vida. Logo depois ela me contou questões muito difíceis pelas quais tem passado. Depois de um tempo eu lembrei: Há alguns domingos eu estive pensando sobre ela! Havia visto aquela moça diferente na Igreja e divaguei sobre sua possível realidade. Senti que deveria orar por sua vida – e lá estava ela semanas depois, ao meu lado, acabara de se reconciliar com Jesus. Glória a Deus!

Em nossa despedida, acrescentou: “Obrigada Julyana, por ter ido me abraçar naquela hora... Pensei que iria desabar no chão de tão fraca, tudo o que eu precisava naquela hora era de um abraço!”.

Sabe o que pensei antes de fazer isso? “Não sou digna de abraçar aquela moça, tendo em vista a forma como estou.” Porém foi mais forte do que eu, acabei indo, acabei jogando para o alto toda culpa ou oposição que naquele momento tentava me impedir de chegar até ela. Dentro da sala do aconselhamento ela poderia ter escolhido qualquer outro conselheiro, mas buscou em mim alguém para ouvir seus problemas.

Ali eu entendi: Deus independe de minhas limitações para agir através de mim.

Logo, se você sentiu, faça. As implicações de seu “suposto” desejo de fazer algo por alguém – desconhecido ou não - podem ser maiores do que você imagina. Não fique alheio, chegue junto. Mostre interesse. Disponha-se a ajudar! Não pense em quem você é, mas no que o Espírito Santo faz através de você. Busque a sensibilidade necessária para compreender o que você pode fazer para aliviar o fardo de alguém. Abençoando você é muito mais abençoado.

Um abraço. Um sorriso. Um gesto amável. Uma vida tocada... Através de você.